quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

0 Relação desgastada - Um bom diálogo pode reverter a situação

Relação desgastada
Um bom diálogo pode reverter a situação

A vida a dois nem sempre é fácil, mas ter alguém sempre ao lado para compartilhar os bons momentos é simplesmente fantástico. Sendo assim, o casamento passa a ser inevitável. Só que, com o tempo, começam a surgir as diferenças e muitos casais acabam desgastando o relacionamento por caírem no mesmo erro repetidas vezes.

Será que é possível reverter o desgaste na relação? A psicóloga Silvia Magali, afirma que sim. “A chance é maior para o casal que mantém um diálogo aberto. Essas pessoas superam crises com mais facilidade.”

“Assim que é detectado que algo não está certo, é preciso imediatamente tentar o diálogo. Isso é benéfico para o relacionamento a dois. Não deixe acumular conversas, para depois sentar e dizer o que está incomodando.”

Magali afirma que muitos casais, em vez de externarem o que não agrada no outro, guardam e só expõem quando estão saturados. Para ela, este procedimento é um erro gravíssimo que tem levado muitos relacionamentos à ruína. “Quando se deixa para falar tudo que incomoda de uma única vez, há um risco de deixar o(a) parceiro(a) paralisado com tanta informação afetiva”, destaca.

Para o casal recém-formado, é importante deixar definidos os pontos específicos do dia-a-dia a dois. Diga o que você gosta e o que não gosta para que a relação cresça saudável. Essa é uma forma de evitar desgastes.

Dicas para evitar discussões desnecessárias

1 – Não grite. Em vez disso, mantenha um diálogo descontraído, fale o que espera do parceiro e ouça as necessidades dele;

2 - Saiba que, mesmo vivendo sob o mesmo teto, seu parceiro tem opiniões diferentes das suas, por isso não queira que o outro entenda o problema como você entende. Em vez disso, demonstre como você se sente;

3 – Não jogue a culpa no outro. Fale dos problemas sem cobrar, culpar, acusar ou criticar. Isso torna o relacionamento mais saudável;

4- Exponha suas vontades. Não fale "você não me liga", "você não me entende". Prefira "eu sinto falta de você", "eu gostaria que você ligasse", por exemplo;

5 - Fale como você gostaria que a situação se resolvesse, sem críticas. Isso permite que o casal avalie alternativas e, juntos, tomem uma decisão de comum acordo.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates