sábado, 13 de março de 2010

2 Período fértil - Período infértil - Tabela



Cá estou eu no período infértil, rsrs nada animador, né? Bem que podia ser o contrário, né, mais dias férteis e menos inférteis... Acabaria com metade de nossas preocupações. Que importância tem esse período na vida de quem esta querendo engravidar? Muita!! Quem sabe qual é o período infértil sabe logicamente qual é o fértil, esse é o “pulo do gato” rsrs Aqui no blog as pessoas perguntam muito qual é o seu período fértil, boa parte não sabe nem ao menos contar o tamanho do ciclo, acha que são os dias de fluxo da menstruação. Então não custa relembrar: O tamanho do ciclo é aquele que fica entre o seu primeiro dia de menstruação (início do ciclo) e o dia anterior ao início da menstruação seguinte (último dia do ciclo). O resultado é o número de dias do seu ciclo menstrual, que pode ser de 26, 28 ou até 36 dias. Nessa tabelinha aí de cima, o ciclo é de 26 dias, se o seu tem outro tamanho, faça o seguinte: para cada dia que você aumentar de faixa verde no seu ciclo, aumente também a faixa vermelha do período infértil. Por exemplo, seu ciclo é de 28 dias, 2 a mais que dessa tabela, então sua faixa vermelha vai aumentar duas casas e seu período fértil vai começar no 10º dia. Eu gostei dessa tabela porque como o período fértil marcado é maior, então a chance de você errar o dia da ovulação é bem menor.

Depois que o folículo se rompe, o óvulo tem vida breve: 24 horas ou menos. Os espermatozoides, por sua vez, mergulhados no corpo da mulher, vivem muito mais: 3 dias ou até 5 no máximo. Para que aconteça a fecundação é portanto necessário que a relação sexual aconteça no dia da ovulação, ou 3 dias antes, ou então um dia depois; além desses períodos a fecundação não é possível. Os dias mais propícios a fecundação são, portanto, muito poucos em um mês, e por isso é difícil estabelecer quais sejam, porque não é fácil “encontrar” o dia da ovulação.

É que a ovulação, na verdade, não tem sinais tão característicos que possam ser evidenciados facilmente, alguns sintomas são apenas indicativos, mas existe a sensação inconfundível de lubrificação na vagina no período fértil. Alguns estudos até afirmam que a ovulação acontece quase na metade do ciclo mensal, entre o décimo sexto e o décimo quarto dia antes da menstruação seguinte. Como a data da ovulação pode ficar entre o décimo segundo e o décimo sexto dia antes da data em que a menstruação seguinte é esperada, assim acho complicado fazer cálculos porque nunca se sabe quando ela vai descer se a menstruação é irregular, e aí bate logo o desespero do atraso, na verdade é somente uma irregularidade.

Se o ciclo é irregular, o período fértil é mais é longo. Não se pode saber, na verdade, quando descerá a próxima menstruação e é necessário, prevê-la com base nos ciclos anteriores, tendo em conta a duração máxima e a duração mínima do ciclo menstrual. O problema para determinar qual o período infértil é que o dia da ovulação pode variar. Existem alguns métodos para estimar o período infértil, como o da tabelinha, a temperatura basal baixa e muco não elástico.

Ninguém aqui está interessado em saber qual é o período infértil, creio rsrs mas saber se esta infértil ajuda a conhecer seu próprio corpo e aprende a reconhecer quando estará fértil.
Pela temperatura basal, por exemplo, aquela quando se está em descanso assim que acorda, você descobre se sua ovulação ainda não acorreu porque ela se eleva ligeiramente com ela. Desta forma, acompanhar a temperatura basal diariamente por meses pode tornar possível estimar o período infértil. A temperatura basal fica em média (mas cada uma tem seu padrão de temperatura) entre 35,5 e 36,5 Co antes da ovulação (a minha vai até 36.2) Após ovular, a maior parte das mulheres passa a ter temperatura basal entre 36 e 37 Co (a minha vai a 36.6) sendo que geralmente ela sobe apenas entre 0,2 e 0,4 Co . A variação é sutil, mas não é necessário usar termômetro especial para temperatura basal para estimar o período infértil por esse método.

O aumento dessa temperatura basal não acontece exatamente na ovulação, a maioria das mulheres ovulam 1 a 2 dias antes da elevação, por causa da progesterona. A temperatura basal então permanece elevada até 1 ou 2 dias antes da menstruação, mas pode cair somente 2 dias depois dela já ter decido. Você deve levar em conta que vários fatores podem interferir na temperatura basal, como álcool, fumo, febre e noite mal dormida. Também não se deve fazer nada, como ir ao banheiro ou beber água antes de medir a temperatura basal.

Pelo muco você também pode saber se está no período infértil observando as mudanças no muco durante seu ciclo menstrual. Logo após acabar a menstruação existem poucos dias sem presença de muco cervical. Depois, a quantidade de muco na vagina vai aumentando, pouco antes da ovulação o muco cervical fica em maior quantidade e passa a ser claro, elástico e escorregadio, como a clara de ovo cru. Esse é o período mais fértil. O dia de pico é o último de muco cervical elástico, que dá a sensação de umidade. Os quatro dias seguintes ao dia de pico são considerados férteis, uma vez que a ovulação pode ocorrer vários dias depois do pico e o ovo sobrevive por até 24 horas. Depois, o muco cervical fica em menor quantidade e novamente turvo. Quando chega o cremoso sua fertilidade já acabou há alguns dias...


Atenção:

- Cada ciclo pode ter seu próprio padrão, por isso, numa mesma mulher haverá pequenas variações de um mês para outro.

2 comentários:

  1. GOSTARIA DE SABER SE HA POSSIBILIDADES DE A MULHER ENGRAVIDAR MENSTRUANDO ME AJUDEM POR FAVOR

    ResponderExcluir
  2. “É possível sim!” leia a materia completa no link a segui. http://www.universodamulher.com/2011/02/e-possivel-engravidar-menstruada.html
    obrigado pela visita.

    ResponderExcluir

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates