segunda-feira, 16 de março de 2009

2 Corrimento vaginal

Corrimento vaginal
Problema leva muitas mulheres a procurar ajuda médica
Um dos principais motivos que levam as mulheres à consulta ginecológica é o corrimento vaginal, também conhecido como vaginite ou vulvovaginite. Muitas pessoas têm dúvidas sobre o problema e até confundem a umidade normal da vagina com a doença.

De acordo com o ginecologista Jorge Serapião, é necessário que a mulher saiba que toda vagina deve ser úmida e essa umidade é variável de uma pessoa para a outra e depende do período de ovulação.

“Já o corrimento sempre denota algo patológico. Também conhecido como leucorréia, a doença tem várias causas, desde desequilíbrio da flora até a presença de germes. O corrimento nunca vem sozinho, é sempre acompanhado de coceira e irritação”, ressalta.

A doença mais comum nas mulheres é a candidíase, um problema benigno que pode se desenvolver de diversas formas. Uma delas é o uso prolongado de antibióticos orais. O médico explica que a flora vaginal é formada por bacilos de doederlein. Quando se faz uso de antibiótico por muito tempo esses bacilos morrem e deixam a flora desprotegida. A candidíase, que já existe na flora de maneira controlada, se prolifera.

“A cândida que já estava ali se transforma em patológica. Esta é uma doença que surgiu por um germe. Quando a doença é transmissível, o homem e a mulher se queixam de anormalidade, com acontece com a gonorréia”, afirma.

Doenças

O drº Serapião informa que há quatro doenças que devem ser citadas. “Candidíase, trichomonas vaginalis e o HPV (condiloma acuminado), que são muito freqüentes; a gardnerella vaginalis e a gonorréia, menos freqüentes, porém é muito importante ressaltá-las”, diz.

O médico explica também que as mulheres com vida sexual ativa têm mais possibilidade de contrair doenças, mas isso não quer dizer que uma pessoa virgem não possa ter. “Até um recém-nascido pode contrair a gonorréia. Para isso, basta que a pessoa que esteja cuidando das partes intimas do bebê, colocando pomada por exemplo, esteja com a doença e não lave as mãos. É raro, mas acontece. De uma forma geral, as mulheres mais jovens ou idosas são mais vulneráveis porque o que as protege são os hormônios, e na infância e no período da menopausa sua quantidade é mais baixa”, declara.

Todas as doenças são tratadas com medicamentos, que devem ser receitados por um ginecologista.

2 comentários:

  1. se meu corrimento é uma bora de café. mas só nas relaçoes sexuais. e to tentando engravidar. sera que vou conseguir com esse corrimento?


    agradeço s for atendida.

    ResponderExcluir
  2. Ou sua menstruação adiantou , ou o óvulo fecundado não conseguiu se fixar no útero , o que me parece mais provável .....realmente é uma fase muito delicada para o óvulo fecundado pq seu corpo pode reconhece-lo como corpo estranho e expeli-lo , me parece que foi isso que aconteceu com vc. pode acontencer de você engravidar nesta fase sim. e tmbm pode de nao acontecer. o importante e procurar seu ginecologista, relatar o fato e ver o que ele lhe dira. boa sorte estamos torcendo por você.

    ResponderExcluir

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates