sábado, 19 de dezembro de 2009

0 Como proteger o corpo no verão

Como proteger o corpo no verão
Algumas dicas auxiliam o organismo a suportar o calor
Os termômetros apontam aumento na temperatura, fato que logo é sentido pelo organismo. A partir daí, começa a maratona de proteção à pele e ao corpo. Muito se ouve falar sobre a ingestão de líquidos, uso de protetores solares e cuidados com a alimentação. Mas será que é mesmo necessário todos esses cuidados neste período? Para esclarecer todas estas dúvidas, a equipe do Arca Mulher foi conversar com especialistas no assunto.

Alimentação

“É um ponto crucial neste período. Aposte em saladas, grelhados, pratos leves e saudáveis. Fuja de alimentos muito salgados e de vegetais crus”, aconselha Claudia Amar, nutricionista da Onodera Estética. Outra dica da especialista é o consumo de alimentos cozidos no vapor.

Receitas com maionese e manteiga também devem ser evitadas, pois o ingrediente estraga facilmente e pode causar infecção intestinal. Mas o prato clássico brasileirinho, arroz com feijão, é muito bem-vindo. “A combinação é permitida, desde que as carnes gordurosas e salgadas fiquem de fora. Feijoada, nem pensar”, diz.

Alguns alimentos também ajudam a prolongar o bronzeado. Para isso, a nutricionista indica o consumo de produtos e vitaminas com betacaroteno, como cenoura, beterraba, mamão e laranja. Eles estimulam a produção de melanina no corpo e, consequentemente, potencializam a corzinha do verão.

Uso do protetor solar

Para a dermatologista Irene Dantas, da clínica Dicorp, o protetor solar deve ser aplicado todos os dias, antes de sair de casa. “O produto deve ser utilizado também em dias nublados, já que o mormaço está queimando muito. O acúmulo do sol ao longo dos anos, mesmo andando nas ruas, ocasiona manchas”, diz.

Para quem for a praia ou piscina, o filtro deve ser aplicado 40 minutos antes da exposição solar, tempo necessário para o produto começar a agir na pele. Não esqueça também de usar um protetor labial. “Pés e mãos são os primeiros lugares a envelhecer, mas costumam ser esquecidos. A importância dos óculos escuros e chapéu também é extrema”, aconselha.

Ingestão de líquidos

A dermatologista Irene Dantas alerta para os cuidados com a hidratação. “Fuja dos refrigerantes e beba de dois a três litros de água diariamente, que vai hidratar bem a pele em todo o corpo e auxiliar na digestão”, explica.

Manutenção do bronzeado

Para quem é adepta de um bom bronzeado e gosta de exibir a cor mas falta tempo para se dedicar, as clínicas de estética encontraram a solução. A Dicorp criou a máscara de mel e gel marine, que prolonga o efeito por mais tempo, deixa um bronzeado uniforme e pode ser feito logo após o banho de sol. “Primeiro, é feita uma esfoliação, depois se coloca a máscara para refrescar a pele e fixar a corzinha corada”, comenta Érika Bredin, coordenadora da clínica.

Já no salão Èclat, a gomage de castanha do Pará realça, valoriza o tom bronzeado da pele e ainda combate o ressecamento pós-sol e sal. “A fruta oleaginosa tem ação esfoliante, proporcionando maciez, suavidade e ajuda a combater a foliculite”, diz a esteticista Jane Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates