terça-feira, 10 de agosto de 2010

0 Problemas na gravidez

Problemas na gravidez

Alguns casais encontram diversos problemas durante a gravidez e, em certos casos, infelizmente, enfrentam a difícil situação da morte fetal (as vezes mais de uma vez). Ínumeros fatores podem levar a este quadro, assuntos que trataremos mais para frente. Hoje vamos falar sobre o que fazer quando ocorre a morte do bebê no parto ou intra-útero.

Geralmente os pais se deparam com uma dúvida de quando eles podem tentar novamente uma gravidez sem correr o mesmo risco.

Não é uma questão facilmente respondida, pois vários aspectos médicos e psicológicos indefinidos estão envolvidos. É consenso entre os médicos que uma nova gestação após intervalo menor do que 6 a 18 meses da última gravidez está associado a maior risco de prematuridade ou do bebê nascer com baixo peso. Já para o ponto de vista psicológico, o luto e reação emocional dos pais varia enormemente entre os casais.

Uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos com o intuito de compreender o que pensam os obstetras sobre o assunto avaliou 1500 obstetras da Associação Médica, mas só 804 responderam as perguntas “qual é a época apropriada para nova gravidez após um caso de morte do feto ou bebe após o parto?” e “quando o senhor considera os pais preparados para isso?”.Desses, 2/3 disseram que apoiam tempo menor do que 6 meses para nova gravidez, caso esse seja o desejo dos pais. Um apoio que vai contra as evidências científicas, que sugerem intervalo maior.

O apoio é justificado preocupação com a idade e com a dificuldade da mulher em obter nova gravidez. Nesses casos, seria melhor tentar o quanto antes. Um outro motivo seria a dificuldade de lidar com o luto dos pais. Uma nova gravidez pode abreviar este sofrimento.

O importante – e assustador – nesse caso é o fato de que obstetras norte-americanos (e quem sabe os obstetras brasileiros também) têm dúvidas nesse tipo de orientação.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates