
Esfoliação da pele
Procure esfoliar uma vez por semana e hidratá-la sempre muito bem
Um hábito muito antigo, a esfoliação da pele é um importante modo de renovar as células e deixá-las com um aspecto mais saudável. Apesar de parecer simples, ainda há a necessidade de tomar alguns cuidados para garantir a vida saudável de sua aparência.
“Esfoliar tem a função de afinar a camada córnea, ou seja, a primeira camada da epiderme, o que favorece a penetração de cosméticos e uma melhor hidratação”, explica a dermatologista Mariana Panzardi.
Segundo a médica, o ideal é esfoliar o corpo, de um modo geral, apenas uma vez por semana, não mais que isso, pois em áreas como os cotovelos e pés, se forem esfoliados com muita frequência podem estimular o engrossamento da pele.
O primeiro passo para uma boa esfoliação é conhecer o seu tipo de pele e também escolher o produto conforme a área que for ser esfoliada, pois existem produtos agressivos e outros mais suaves. Após cada procedimento hidrate bem o local para que a pele possa repor a água perdida, inclusive por conta da gordura que faz parte da película protetora da pele.
Os cuidados devem ser redobrados, especialmente com a pele do rosto, por ser muito sensível. “O esfoliante não deve ser muito abrasivo, principalmente com peles que têm acne. Nesse caso, o ideal é evitar esse tipo de produto e utilizar os modos mecânicos, como buchas e sabonetes”, ensina Mariana.
Receita caseira
Esfoliante corporal:
3 colheres de sopa de iogurte
1 colher de sobremesa de sais de banho
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de aveia em flocos
Misture todos os ingredientes em um recipiente até conseguir uma consistência cremosa. Aplique no corpo com movimentos circulares, nos pés, mãos, cotovelos e joelhos.
Sem retirar a mistura, envolva em plástico filme e deixe aproximadamente 15 minutos. Retire com água e finalize com creme a base de uréia 20%.
0 comentários:
Postar um comentário