
Felicidade está mais relacionada à fé que ao dinheiro, diz estudo
Por outro lado, entre os fatores que mais contribuem para a infelicidade de uma pessoa estão os problemas de saúde, o divórcio e a solidão
O economista Angus Deaton e o psicólogo Daniel Kahneman (prêmio Nobel de Economia de 2002), da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, concluíram que a felicidade está mais relacionada à fé que ao dinheiro. Tal afirmação tem como base mais de 450 mil questionários elaborados pelo instituto Gallup, entre 2008 e 2009, que incluem perguntas sobre a felicidade cotidiana e o nível geral de satisfação das pessoas.
Na pesquisa, os entrevistadores pediram para que as pessoas relatassem com que frequência se sentiram mais felizes ou sorridentes recentemente. Perguntaram o mesmo com relação ao estresse. Além disso, eles pediram que, em uma escala de zero a dez, os voluntários dissessem quão satisfeitos estavam com as suas vidas.
Dessa forma, o estudo conseguiu listar vários fatores que contribuem para a felicidade de alguém. O principal deles, considerado até mais importante do que o valor da renda pessoal, é o fato de a pessoa ter uma vida religiosa. Para os pesquisadores, além do conforto emocional, muitas igrejas também oferecem convívio social.
"Quem vai à igreja faz amigos por lá, e isso tem um impacto muito positivo. A religião também ajuda os fiéis a entender algumas questões mais difíceis da vida, e isso pode servir de apoio em tempos difíceis. Além disso, muitas denominações oferecem cuidado médico ou apoio social.", declarou Kahneman.
Por outro lado, entre os fatores que mais contribuem para a infelicidade de uma pessoa estão os problemas de saúde, o divórcio e, no topo de deles, a solidão. Segundo o estudo, pessoas solitárias são mais infelizes até se comparadas com quem sofre com doenças crônicas.
Outro fator surpreendente é a correlação entre envelhecer e se sentir mais feliz. O levantamento concluiu que, aparentemente, a idade avançada faz com que as pessoas aprendam a lidar melhor com as dificuldades da vida.
O que traz felicidade:
1º – Ter fé (ser religioso)
2º – Ter uma boa renda financeira
3º – Ser mais velho (ter deixado de lado os problemas da juventude)
4º – Ser casado
5º – Ter plano de saúde
6º – Ter filhos
7º – Ter curso superior
O que traz infelicidade:
1º – Sentir solidão
2º – Ter dores de cabeça
3º – Ter problemas crônicos de saúde
4º – Ser fumante
5º – Ter de sustentar alguém da família
6º – Ser obeso
7º – Ser divorciado
Fonte: Estudo publicado no periódico científico norte-americano Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)
0 comentários:
Postar um comentário