
Dor de coluna: um problema mundial
Muitas situações têm origem numa postura incorreta
A coluna vertebral é o eixo do corpo humano e pode apresentar diversos problemas, pois é exigida em quase todos os movimentos. Ela sustenta, amortece e transmite o peso corporal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial terá, pelo menos, duas crises de dor na coluna durante a vida.
Segundo um levantamento da Universidade de Brasília (UnB), realizado junto aos registros de trabalhadores no INSS, os problemas de coluna estão em primeiro lugar no ranking dos motivos de afastamento do trabalho. Em segundo lugar aparecem os traumatismos do punho e da mão.
De acordo com a fisioterapeuta Patrícia Gomes, as doenças da coluna têm origem em vários fatores, como impactos, herança genética, entre outros, mas, muitas vezes, são decorrentes de uma postura errada. “Se as pessoas ficarem atentas no seu dia a dia, poderão evitar muitas situações desagradáveis, eliminando os agentes causadores desses problemas. Um profissional que trabalhe o dia todo num computador, por exemplo, deve se preocupar com a cadeira adequada, com as costas formando um ângulo de 90 graus, e com as pernas e os joelhos também formando ângulos de 90 graus. O monitor deve ficar na altura dos olhos e os antebraços devem estar sempre apoiados”, orienta.
Controle de peso é fundamental, afinal, os quilos adicionais sobrecarregam a coluna vertebral. “Na hora de dormir, o ideal é a pessoa adotar a postura fetal, ou seja, deitar de lado, colocando alguns travesseiros embaixo dos joelhos, promovendo uma redução da pressão exercida sobre a coluna lombar. É recomendável evitar dormir com a barriga voltada para baixo (posição de bruços)”, acrescenta Patrícia.
No dia a dia, a pessoa deve evitar carregar muito peso. “É recomendável sempre dividir os embrulhos ou sacolas em dois blocos, um em cada braço. Fica até mais fácil para carregar. Caso seja obrigado a transportar um objeto muito pesado, carregue-o o mais próximo do corpo”, aconselha a fisioterapeuta.
Quando estiver caminhando, o indivíduo deve procurar ficar na postura mais reta possível, não deixando os ombros caírem. “As donas-de-casa devem observar a altura do cabo da vassoura. Não ficar com o corpo curvado quando estiverem varrendo. O varal de roupas não deve ter a menor altura muito acima da cabeça. Para pegar um objeto no alto, o melhor é subir num banco ou escada. Na hora de deslocar itens pesados, empurrar é melhor do que puxar. Caso seja muito pesado, não se deve ter vergonha de solicitar ajuda”, orienta a especialista.
Quem pratica uma atividade física deve sempre ter a orientação de um profissional. “Antes de qualquer exercício, é primordial fazer um alongamento e um aquecimento. Quando for dar uma caminhada, o melhor calçado é um tênis que absorva alto impacto”.
Principais problemas da coluna
Hipercifose - É um desvio da coluna, mais observado quando a pessoa está de lado, pois as costas ficam arqueadas, o tórax retraído e os ombros projetados para frente;
Hiperlordose - É um desvio da coluna característico na região da bacia, que provoca uma curvatura exagerada;
Escoliose - A coluna apresenta uma ou mais curvaturas para os lados, caracterizando uma deformidade. Surge por causa da má postura;
Hérnia de disco intervertebral - A parte mais central do disco, que se localiza entre as vértebras, sai da estrutura da coluna, causando dores muitos fortes. Pode ocorrer paralisação dos membros;
Artrose - Muito conhecida pelo nome popular de bico-de-papagaio. É provocada pelo atrito entre as vértebras. Com o tempo, surge uma espécie de calcificação, que pode comprimir alguns vasos sanguíneos ou nervos;
Lombalgia - É a popular dor nas costas. Trata-se de um conjunto de manifestações dolorosas na região lombar (parte mais inferior da coluna).
Por David Telles
davidtelles@arcauniversal.com
Agência Unipress Internacional
0 comentários:
Postar um comentário