sexta-feira, 22 de outubro de 2010

6 Psiquiatra fala sobre os tipos de ciúme e os fatores mais comuns que desencadeiam este sentimento


Ciúme

Psiquiatra fala sobre os tipos de ciúme e os fatores mais comuns que desencadeiam este sentimento

Quem nunca sentiu ciúme de um namorado, amigo, familiar, objeto? É um sentimento que faz parte da nossa vida. Mas, existe um limite para este sentimento? Quando ele deixa de ser normal? Para responder essas e outras questões, o Portal Arca Universal entrevistou o professor e psiquiatra Geraldo Ballone, criador do site www.psiqweb.med.br e autor dos livros “Histórias de Ciúme Patológico e Da Emoção à Lesão” e “Psiquiatria e Psicopatologia Básicas”.

Por que sentimos ciúmes?

O sentimento de ciúme é natural no ser humano e em alguns animais, portanto, podemos dizer que o ciúme é um sentimento fisiológico e normal. Como acontece em tantos outros sentimentos, não existe uma explicação neurofisiológica relacionada ao ciúme.

Quais os tipos de ciúmes e as diferenças entre eles?

Temos três tipos de ciúme: normal, patológico e exagerado. O ciúme normal é um sentimento sadio e se relaciona ao cuidado e zelo para com algum objeto de ligação afetiva (algo ou alguém que mobiliza o afeto do sujeito, seja um animal doméstico, um amigo, irmão, pais e, finalmente, a pessoa amada). Este ciúme é protetor e não causa sofrimento, não é possessivo. O ciúme fica mais evidente quando o sujeito sente a ameaça de deixar de ser o principal interesse do outro.

O ciúme patológico não é apenas uma variação na quantidade do ciúme normal, mas também, e sobretudo, uma variação na qualidade desse sentimento. O ciúme patológico é aquele que causa sofrimento, tanto na pessoa ciumenta, quanto na pessoa objeto do ciúme. Trata-se de um sentimento desproporcional causado, desencadeado e agravado por situações irreais, fantasiosas e, nos casos mais graves, delirantes. O ciúme patológico é de autoria e responsabilidade exclusiva das pessoas ciumentas. Nasce e cresce nelas, e não é, como elas dizem, provocado pelas circunstâncias. As circunstâncias é que são deformadas pelo sentimento doentio do ciúme.

É importante não confundir ciúme patológico com ciúme exagerado. No ciúme exagerado existe apenas uma variação na quantidade do sentimento e não em sua qualidade. O ciúme exagerado também pode causar sofrimento, mas não obrigatoriamente. Nesse caso, o ciumento sofre mais do que a pessoa objeto do ciúme. Isso acontece, na maioria das vezes, quando existe autoestima baixa, insegurança, depressão, falta de autoconfiança.

Quando ciúme pode se tornar doentio?

Em geral o ciúme patológico faz parte de um conjunto de traços da personalidade. Esse sentimento não aparece como sintoma isolado em uma pessoa absolutamente normal. Habitualmente encontramos na pessoa ciumenta outras características não-normais. Isso não quer dizer que todos ciumentos têm a mesma personalidade, mas sim que podemos encontrar ciúme patológico em vários tipos problemáticos de personalidade, como, por exemplo, nas pessoas com traços paranoides, impulsivos, chamados borderline, e assim por diante.

Como amenizar o ciúme?

Em se tratando de ciúme exagerado, existe tratamento, felizmente. O tratamento, via de regra, se faz com psicoterapia, geralmente do tipo cognitivo-comportamental, e farmacoterapia, em geral com antidepressivos. O objetivo do tratamento é normalizar a autoestima e a autoconfiança. Os resultados são excelentes. Os casos graves de ciúme patológico, infelizmente, são de difícil tratamento. É mais difícil ainda porque o paciente quase sempre não se reconhece como doente, uma vez que ele pode funcionar muito bem nas demais áreas da atividade humana (raciocínio, memória, inteligência, capacidade profissional, etc.). Aqui, a psicoterapia tem um impacto menor como tratamento, e os medicamentos mais úteis podem ter resultados variáveis, desde satisfatórios até mais acanhados.

Quem é mais ciumento, o homem ou a mulher? Existe diferença na forma como homens e mulheres sentem ciúmes?

Apesar de o ciúme ser um sentimento igualmente distribuído entre os seres humanos, antigamente o ciúme masculino era visto como uma espécie de “fraqueza”. Dessa forma, os homens ciumentos, com ciúme normal ou mesmo exagerado, escondiam esse sentimento ou dissimulavam através de outros comportamentos, como, por exemplo, excesso de opressão, implicância, rispidez, agressividade. Hoje em dia, o constrangimento machista tem diminuído sensivelmente e esses casos aparecem praticamente com igual proporção e com os mesmos sintomas entre homens e mulheres.

Quais os fatores mais comuns que desencadeiam o ciúme?

Não podemos esquecer que os sentimentos, inclusive o ciúme, são sempre de autoria da pessoa que os sentem, assim, as causas de ciúme normal ou exagerado estão na pessoa ciumenta. A autoestima baixa é a principal razão nesses dois tipos de ciúme. Isso pode desencadear crises. No ciúme patológico, a problemática psíquica mais complexa é a responsável e, para pessoas normais, as crises de ciúme parecem ser desencadeadas do nada.

Que conselho deixa para quem é ciumento?

Para quem é ciumento o melhor conselho é ter a humildade de aceitar que tem este problema e querer se tratar para melhorar a qualidade de vida própria e das pessoas que ama. Para as pessoas que sofrem com o ciúme de outro, o melhor conselho é a determinação de exigir que o ciumento se trate. Não é justo, não é lícito e não é moralmente aceitável que alguém promova a infelicidade e o sofrimento do outro.

Há algo que queira acrescentar sobre o tema?

Um esclarecimento importantíssimo é a correção do grande mito sobre o ciúme ser consequência do amor. Muita gente tenta justificar as atitudes insensatas dizendo ter agido assim por amor. O amor é um sentimento maravilhoso e caracterizado, principalmente, por desprendimento, compreensão, carinho e uma profunda vocação para fazer o bem à pessoa amada. O ciúme, por outro lado, pode proporcionar o mal, pode escravizar, aprisionar, oprimir, tolher a liberdade, ferir moral e fisicamente e muitas outras coisas ruins. O ciúme não depende das circunstâncias ou, se depende, é minimamente. Isso quer dizer que não é a outra pessoa que desperta o ciúme, mas sim a pessoa ciumenta é que o sente, por sua conta. O ciúme depende, quase que exclusivamente, da cabeça do ciumento. Ele é de sua autoria e inteira responsabilidade.

Por Elliana Garcia

6 comentários:

  1. de algum tempo pra cá,to mim sentindo muito insegura,triste,tenho vontade de morrer ,ja pensei varias vezes em tirar minha vida!n sei mais o q fazer...
    tive ja alguns relacionamentos,e todos eles n deu certo,pelo fato deu ser CIUMENTA,acabo perdendo as pessoas q amo,por conta desse ciume terrivel,q cada dia que passa acaba comigo,hoje eu tenho um namorado estou com ele a 2 anos,até q ele mim aguentou muito,pq sabe aquela pessoa q tem ciumes ate da amizades dele?do irmão,da roupa q ele usa ,se ele saiir sozinho pra mim no meu pensamento ele ja ta com outra,eu nao sei mais o que fazer,por favor mim ajude ,eu to mim sentindo muito doente,infeliz,ja cheguei ao ponto de bater em meu namorado,a pessoa q eu tanto amo,mim sinto muito pra baiixo,muito insegura ,eu amo de mais ele,mais meus ciumes estar fazendo com q ele se afaste de mim,tenho muito medo dele deixar de mim amar,e pelo fato dele ta friu comigo estranho,eu penso q ele ta mim traiido,na minha cabeça,mais eu sei q ele n faz isso comigo,afinal sofremos juntos com tudo isso,ele ja chegou ao ponto de chorar e dizer q nao mim aguentava mais,muitas vezes ele chegava e dizia q ia terminar comigo,mais n tinha coragem,pq ele gosta de mais de mim,ou medo deu fazer alguma besteira tbm,

    obs:mim ajudem gente por favor,estou doida só pode...

    ResponderExcluir
  2. Aprenda a controlar o ciúme, O ciúme é exatamente isso, você tem medo de perder a pessoa para alguém ou por alguma coisa, então não gosta da idéia do seu namorado rondando ela, ou a coisa. Um ciúme saudável é necessário, é vaidoso você saber que a outra pessoa teme te perder, que ela não gosta da idéia.

    Porem quanto você começa a ser obsessiva, começa também a crise no namoro. Você deve controlar o seu ciúme, você deve saber seu limite. Alem do mais, se ele está com você, é porque é com você que ele quer estar, dê a ele um voto de confiança, mostre a ele que você está creditando isso a ele, e que ele por tanto não deve falhar.
    Segundo Patrícia Ruschel Daudt, psicóloga clínica e terapeuta familiar, até certo ponto o ciúme é encarado como o "zelo do amor". "De alguma forma, o ciúme reafirma o desejo e a admiração pelo outro, mas quando ele acontece com muita freqüência e intensidade é sinal de que as coisas não vão bem com a própria pessoa ciumenta", afirma Patrícia.

    "O ciúme deixa de ser aceitável e se torna patológico quando existe a idéia de posse", explica a psicóloga. "Neste tipo de relação predomina a submissão e subjugação dos desejos do outro", acrescenta, Atitudes que podem ajudar no controle do ciúme:

    - Admitir que não está conseguindo ter controle sobre suas emoções
    - Buscar ajuda de uma opinião imparcial no relacionamento, geralmente uma ajuda profissional
    - Manter o diálogo sempre presente na relação
    - Ter a capacidade de se colocar no lugar do outro
    - Respeitar os sentimentos e as diferenças do outro
    - Ter auto-estima e não depender de uma outra pessoa para ter sua própria felicidade
    - Ter a confiança como base de um relacionamento.
    Busque em Deus.. tudo e possivel aquele que crer.

    ResponderExcluir
  3. Esta materia fez eu pecrber que temos valor diante da vida, eu tenho 21 anos e meu noivo 29 anos, estamos juntos a 5 anos. Até os tres anos de namoro eu nao tinha ciumes dele, eu tinha uma confiança muito grande nele, mas á dois anos atras ele começou a ficar estranho comigo, começou a me deixar de lado, a sair com os amigos dele pra balada, ai eu cansei eu larguei dele, mas quando a gente voltou, eu nao voltei a ser com ele como antes, eu sou agora um tipo de pessoas desconfiada, se ele atrsa 10 minutos eu começo a chorar e achar que ele vai sair com os amigos, que vai me esnobar no dia seguinte, eu to uma pessoa assim, se ele me liga em um horario e no outro dia em outro, eu começo a pensar um monte de coisa. Ele ja provou muitas coisas pra mim que me ama de verdade até noivamos neste periodo. Eu sofro muito com isso, eu me sinto a pior pessoas deste mundo, eu me sinto incapaz de fazer uma pessoas feliz, eu marquei uma consulta com o pisiquiatra, mas nao fui, eu preciso de ajuda, nao pq meu relacionamento ta ruim, eu nao passo esse ciumes pra ele, eu sofro sozinha, e isso ta acabando comigo a cada dia que passa, eu preciso de ajuda, eu nao sei o que faço, eu sinto uma solidao que eu nao sei de onde vem, eu posso estar no meio de milhoes de pessoas, mas sem ele eu me sinto perdida e sozinha, por favor me ajudem, me de uma saida pra este sofrimento.

    ResponderExcluir
  4. você precisa estar casado ou quer estar casado? Muitas pessoas ficam casadas por sacrifício ou acomodação, o que acaba gerando infelicidade e frustração. O fato de o parceiro saber que continua com a outra pessoa por precisar estar e não por querer estar, elimina qualquer significado e prazer que poderia existir na relação. Quando a pessoa está constantemente abrindo mão do significado e do prazer pelo outro, e a relação não é equilibrada nesse sentido, não há como ser feliz.

    Muitas vezes a separação ocorre por falta de entendimento do que é o amor. A relação requer um conhecimento mais profundo dos valores e das vontades do parceiro. Para o amor crescer, ambos precisam estar dispostos ao reconhecimento de desejos, medos, fantasias e sonhos um do outro. Esse processo de conhecimento é infinito, pois há sempre mais coisas a serem reveladas – sempre há mais para ser descoberto. Assim a relação fica mais interessante e estimulante.

    Psiquiatra vc deveria ter ido na consulta, o fato de vc ir não indica que vc esta doida. e sim que prescisa de ajuda. acredito que lhe faria muito bem a consulta.
    Entregue nas mãos de Deus,A nossa fé é para ser usada nessas horas e não quando tudo está indo bem.
    Super abraço de nossa equipe e volte mais para dizer os resultados estaremos te aguardando. feliz 2011 para vc.

    ResponderExcluir
  5. Olá,namoro a 2 anos e 3 meses,amo muito meu namorado e ele demostrar me amar tbm mas sinto muito ciúmes dele e não consigo me controlar,nossa relação é mto aberta tipo não saio pra festas sem ele e tal,ele viaja a trabalho e as vezes passo o fds sem mas não vou para festa alguma pq ñ faço cm ele o q ñ qro q ele faça cmigo,tinha mais confiança nele até quando ele viajo pra ver a família dele e foi para uma festa la e juro ate a morte que ñtinha saido e tal e encostei ele na parede e ele com mto custo me confessou,fiquei muito decepcionada com ele cheuei a quase terminar com ele mas ele implorou mto pra q eu ñ deixasse ele,e ele tinha acabado de perder pai ai junto td e ñ cnseguir terminar cm ele,pois o amo muito,perdoei ele mas ñão consigo esquecer o q ele em fez,tipo pod ñ ter sido mto grave mas a nossa relação nunca teve dessas coisas ele nunca tinha saído sem mim p uma festa,e pra mim homem q faz isos ainda mais as escondidads e senduo comprometido,é pq quer caçar outra na festa ainda to fico mto magoada cm ele pois ele juro por Deus ele brigava cmigo qrendo me por cmo a ciumenta sendo q ele tava mentindo p mim o tempo td,e flando q eu tinha q confiar nele,porem eu ja tinh descoberto td(ate hj ñ sei se ele me traiu nessa festa)e tenho muita duvidas choro so de lembrar e brigo cm ele axs toco no assunto e flo cm ele,ele diz q se u perdoei (q ele foi na festa tenho )que esquecer ,é muito dificil p mim pq o emprego q ele trabalha viaja a maioria das vezes ,e agra ñtenho mais certeza q ele so esta la trabalhando eu ñ qro q meu relacionamento c ele esfrie por causa disso mas eu nao cnsigo mudar minhas atitudes qndo lembro disso eu amo mto ele mas axs paro p pensar q devo ser uma idiota,q ele pod ta fazendo tantas coisas por tras d mim e top cm ele ainda,eu naum sei o q faezr to sofrendo mto cm isso!E tbm morro de raiva quando ele olha para as meninas na rua ja to cansada de brigar cm ele por causa disso,ele tbm e mto ciumento mas eu ñ dou motivo nenhum,ele olha p outras mentiu pra mim,e ainda diz q me ama pq nop começo da relaçao ele ñ olhava p nehuma outra !?Eu fico em sentindo um lixo quando ele faz isso!:(Por favor me ajude! :( Obrigada!! Bjão :)

    ResponderExcluir
  6. O amor é a base do relacionamento do ser humano com Deus e com seu próximo. Mas a maioria tem confundido amor com sentimento. O caso de um maltrapilho ferido e caído na rua causa sentimento de compaixão àqueles que o vê. Entretanto, quantos têm a coragem de estender a mão e ajudá-lo?

    O Senhor Jesus mostra claramente a diferença entre o “amor sentimento” do amor verdadeiro quando conta a história do bom samaritano. ( Lucas 10:30 )

    O verdadeiro amor é dirigido ao próximo, independentemente se é ente querido, amigo ou estranho. Aliás, será maior se focá-lo no estranho aflito.

    Esse tipo de amor é paciente, é benigno, não arde em ciúmes, não é arrogante, não se ensorberbece, não se conduz de forma inconveniente, não procura seus próprios interesses, não é áspero nem se ressente do mal…

    Veja que o amor verdadeiro envolve muito sacrifício… Por isso, tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta…

    Já o amor sentimento só envolve emoção, paixão, egoísmo, ciúmes, contendas, inimizades e até assassinatos.
    Bom amiga veja o que o amor verdadeiro faz, e a diferença entre o amor sentimento. super abraço e volte sempre. estamos aguardando resposta. e melhoras no relacionamento.

    ResponderExcluir

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates