sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

0 É possível engravidar menstruada?


Quando se trata de sexo, muitas dúvidas sempre surgem entre homens e mulheres, uma das mais perguntas mais comuns é se é possível a mulher engravidar durante a menstruação. A resposta para essa questão esta no ciclo menstrual e na fisiologia da reprodução. A gravidez acontece quando o espermatozóide encontra o óvulo nas tubas uterinas e fecunda. Num determinado momento do ciclo, que é de vinte e oito dias, o óvulo amadurece e é liberado para as tubas. Lá, ele espera por até 24hrs pela fecundação, se o espermatozóide aparecer durante essa época haverá gravidez, se não acontecer, a parede do útero descamará, gerando assim a menstruação. É nesse período que as duvidas surgem.

Finalmente, a mulher pode engravidar na menstruação?

Os médicos explicam que tudo depende de quanto tempo dura o ciclo de cada mulher, normalmente ele é de vinte e oito dias, mas pode ter também vinte e dois dias ou até menos, tudo depende da particularidade feminina.

O que acontece é que durante a descamação uterina outro óvulo já está sendo preparado nos ovários e, dependendo do número de dias desse ciclo, se a ovulação acontecer poucos dias depois ele pode ser fecundado, já que o espermatozóide consegue sobreviver no meio uterino por pelo menos três dias. É a partir daí que surgem as chances de gravidez, sendo maiores em adolescentes e em mulheres muito jovens, pois a ovulação destas não acontece de forma regular. Apesar de tudo isso, é um risco muito baixo e geralmente considerado negativo no meio médico.

É importante também levar em consideração que durante o período de fertilidade a mulher pode ter um sangramento (durando pouco) que não deve ser confundido com a menstruação, portanto, a pratica de relações sexuais poderá ocasionar uma gravidez. Por isso é muito importante que o casal tenha um método contraceptivo e o use nesse período. Uma sugestão é o uso associado do preservativo com a pílula anticoncepcional, com o DIU, diafragma ou outro método mais apropriado, já que dois meios de contracepção são mais seguros que apenas um.

É possível engravidar estando menstruada?

“É possível sim!”, explica a ginecologista especializada em adolescentes Arlete Gianfaldoni, médica assistente do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). “E, em adolescentes, a chance de isso acontecer é maior”, afirma.

Confuso? A doutora explica. “Todos os meses, quando a mulher ovula, o útero se prepara para receber um bebê criando um ambiente gostoso e confortável. Para isso, ele cria o endométrio, uma camada que vai permitir que o embrião se fixe na parede do útero. Quando não ocorre fecundação, o organismo se livra dessa camada. A menstruação nada mais é que a descamação do endométrio, que é expelido pela vagina”, explica a médica.

Logo, quando você menstrua, não haveria como um ovo fertilizado grudar no útero. Mesmo que haja fecundação, o ovo seria expelido junto com a menstruação, certo? Certo, mas, como tudo na vida, há exceções. “Se a fecundação ocorrer no final do período menstrual, ou se o ciclo da menina for mais curto, quando ele chegar no útero a menstruação pode ter parado e o endométrio se recomposto”, alerta a ginecologista.

A possibilidade disso acontecer não é remota entre adolescentes e jovens mulheres. “A adolescente não ovula nem menstrua de forma regular. Não há como prever com segurança se ela está ou não em seu período fértil. E mesmo em mulheres adultas pode haver variação. É por isso que a tabelinha falha mais que 40% das vezes”, afirma Arlete.

Por isso, não esqueça: menstruação não é anticoncepcional. Quem quer fazer sexo com segurança precisa estar esperto. “Nos jovens há uma regra de ouro: sexo só com pelo menos dois métodos contraceptivos. A camisinha, sempre. E, ao lado, um anticoncepcional, como a pílula”, orienta a médica.

Portal G1 - em 29/01/09

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates