sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

0 Cólicas menstruais não devem ser ignoradas

Cólicas menstruais não devem ser ignoradas
Elas podem ser indicação de endometriose
Há mulheres que não dão importância às cólicas menstruais, pensando que esta dor faz parte do “mundo feminino”. Mas não deveria ser assim, pois este incômodo pode indicar endometriose, que, se diagnosticada precocemente, é tratada de forma rápida e sem grandes intervenções.
É o que explica o ginecologista Eduardo Schor, especializado no problema: “Por ser uma doença que progride, descobrir no começo evita que a mulher sofra com uma endometriose profunda, o que traz qualidade baixa de vida, de sono, de vida sexual, conjugal e, a principal consequência, dificuldade para engravidar.”
Para diferenciar uma cólica normal daquela provocada pela doença, é preciso observar a tensão da dor. “Uma dor normal de cólica menstrual é aquela que a mulher toma um remédio e vai fazer as suas atividades. A anormal é quando se é medicada e melhora por um tempo, mas depois volta e a dor fica cada vez mais intensa”, detalha Schor
De acordo com ele, a endometriose ocorre quando o sangue que deveria sair durante a menstruação volta pelas trompas e chega a outros órgãos. “Há uma camada que reveste o útero por dentro, chamada endométrio, preparada para receber o bebê. Se não ocorre uma fecundação, este sangue é descartado. Às vezes, ele não é rejeitado e volta pelas trompas, podendo alcançar a pelve, o abdome e até o intestino e a bexiga, causando a doença.”
Foi justamente esta dor constante que fez com que a jornalista Priscila Salgado passasse por uma operação. “Nenhum exame mostrava a endometriose, mas eu tinha cólicas fortíssimas, a ponto de não conseguir andar. Minha médica decidiu me operar e, assim, descobriu que eu tinha um pouco no útero e na bexiga. Ela limpou tudo e desde então não tive mais nada.”
Segundo o ginecologista, o tratamento para a endometriose difere muito, pois depende de quanto tempo levou para o problema ser diagnosticado. “Por isso, é importante a análise precoce. Tratando no comecinho, a mulher não terá prejuízos e conseguirá engravidar de forma natural e com qualidade de vida. Se demorar, tem que passar por cirurgia e não terá como engravidar normalmente, somente com tratamento.”

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates