Por Natália Mazzoni
natalia.mazzoni@folhauniversal.com.br
Cortar os cabelos pode não ser tão fácil quanto parece. Além de seguir tendências da moda, a técnica conhecida como visagismo é mais uma opção para se pensar na hora de mudar de visual. Do francês visage, que significa rosto, esse procedimento, trazido ao Brasil pelo artista plástico Philip Hallawel, consiste em aplicar fundamentos da beleza para criar uma imagem adequada não só ao rosto, mas também à personalidade da pessoa. “O visagismo é a arte de aliar harmonia e estética para criar uma imagem individual”, diz o artista plástico.
Hallawell afirma que os cabelos podem passar uma imagem que, muitas vezes, não está de acordo com a personalidade da pessoa. “A idéia principal da técnica é ressaltar os pontos fortes e, com isso, adaptar as tendências à personalidade de cada um”, afirma o especialista. Confira alguns conceitos do Visagismo e veja se o seu cabelo combina com seu jeito de ser:
Cabelos com linhas horizontais: transmitem idéia de estabilidade e estrutura. As franjas retas nesse caso podem criar uma imagem convencional demais.
Cabelos com linhas inclinadas: as linhas inclinadas (desfiadas ou repicadas) viradas para dentro representam introversão e dinamismo. “Isso acaba causando um conflito, o que gera desequilíbrio. O ideal é que as linhas estejam voltadas para fora para dar somente impressão de dinamismo”, explica Hallawell.
Cabelos com linhas curvas: transmitem a idéia de sensualismo e liberdade.
Cabelos com linhas fechadas e cachos: transmitem uma imagem emocionalmente conturbada. O ideal é cortar na altura dos ombros para dar um aspecto mais leve.
Cabelos repicados e encaracolados artificialmente (normalmente feito com baby lease): transmite infantilidade.
Franjas curtas e retas: transmitem a idéia de fragilidade.
Franjas inclinadas: transmitem a imagem de uma pessoa com o pensamento dinâmico e moderno.
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário