Todo cuidado para que o seu filho nasça saudável
Agência Unipress Internacional
Gabriela Jaya
A gravidez é um momento na vida em que todo cuidado é pouco para que o seu bebê nasça saudável; por isso é necessário abrir mão de alguns produtos e cuidados de beleza e ter precaução com artigos de limpeza.
De acordo com a dermatologista Mônica Felici, da Clínica Dicorp, são proibidos todos os produtos que contenham ácido retinóico (usado para combater o envelhecimento da pele), pois podem causar má-formação do feto.
“As tinturas de cabelos devem ser evitadas por conter chumbo no pigmento, o que pode intoxicar e causar danos ao feto”, explica.
Não só as tinturas podem prejudicar o desenvolvimento do seu filho ainda na barriga; os xampus com coloração também não são recomendados. As escovas progressivas, e similares, que contêm formol, também devem ser evitadas.
“Já os cremes de massagem capilar e xampu antiqueda podem ser usados”, afirma a médica. A especialista recomenda abusar dos hidratantes, óleos e filtros solares para evitar o aparecimento de estrias. Além disso, a gestante deve ir a um dermatologista para cuidar da pele e procurar um nutricionista para controlar o ganho de peso.
Outros tratamentos
- Quem é adepta da depilação, tanto com cera quanto a laser, deve deixar de lado esse procedimento durante a gravidez, segundo a Drª Mônica Felici. A cera pode proporcionar uma tendência maior de foliculite (inflamação do pêlo na região depilada) e sensibilidade; quanto à depilação a laser, ainda não há estudos que informem seu efeito no feto. O melhor nessa época é usar a lâmina de barbear.
- Antes de fazer qualquer peeling, é necessário uma visita ao dermatologista. “Existem produtos com formulação mais suave e que podem ser usados pelas gestantes”, explica a dermatologista.
- Já a drenagem linfática, tratamento para evitar a retenção de líquidos e celulite, “só deve ser feito depois do terceiro trimestre de gestação”.
- O botox também não é recomendado por não haver pesquisa sobre os efeitos do produto no feto.
Gestantes precisam de bastante líquidos
Futura mamãe precisa se hidratar mais e prevenir infecções urinárias
Agência Unipress Internacional
Gabriela Jaya
A ingestão de líquidos é muito importante para a saúde de todas as pessoas. Na gravidez, a necessidade é ainda maior que vai além das necessidades de todos os indivíduos de hidratação e controle da temperatura.
De acordo com a nutricionista ortomolecular Fernanda Machado, as gestantes devem sempre estar ingerindo líquidos também pela necessidade da produção de leite materno, totalmente dependente da ingestão hídrica da gestante.
A professora de nutrição materno infantil da Universidade Federal Fluminense (UFF), Enilce de Oliveira Fonseca Sally, também explica que as grávidas têm uma pré-disposição a infecções urinárias e que o consumo de bebidas ajuda na prevenção dessas enfermidades.
“Em função da gravidez, a gente encontra na urina, ainda que em pouca quantidade, de açúcar de alguns nutrientes que não foram absorvidos pelo organismo e isso facilita a proliferação de germes. Quando se ingere bastante água, essa concentração de nutrientes passa a ser adequada. As infecções urinárias apresentam um risco a gravidez, pois podem atingir o bebê”, esclarece a professora. A ação dos hormônios durante a gravidez também contribuem para uma maior necessidade de mais líquido. “O organismo da gestante fica mais úmido, debaixo da pele exige uma concentração de água maior do que fora da gravidez”, acrescenta.
Retenção de líquidos
Enilce afirma também o problema de retenção de líquidos não deve ser usado como desculpas para não beber água. É normal essa retenção. Mas ela só deve restringir o consumo de água se estiver colaborando para uma insuficiência cardíaca ou algo que realmente justifique uma restrição de consumo de água. Não é beber mais que ela vai reter mais”, afirma.
Uma dica da professora Enilce é, se a retenção estiver concentrada nas pernas e fazendo com que a gestante se sinta cansada, deixe a perna na posição horizontal. “Evitar também o consumo de sal e produtos industrializados que normalmente têm uma boa concentração de sal”, afirma.
Além disso, Fernanda também aconselha fazer uso de chás diuréticos, como o de casca de abacaxi e sucos de frutas diuréticas, como o de melancia, incluindo a parte branca.
As bebidas mais recomendadas para as gestantes, segundo as especialistas, são principalmente água mineral e sucos de fruta da época. “As frutas da época contêm mais vitaminas e são mais saborosas”, diz Enilce. “Dê preferência aos sucos sem açúcar ou com adoçante sucralose (indicado para gestante). Os chás calmantes, como erva doce e camomila também são indicados”, completa Fernada.
No entanto, deve-se evitar bebidas alcoólicas, refrigerantes, café preto, chá preto, chá mate e água gaseificada. “Além de agitar o neném e aumentar a ansiedade da mãe, podem provocar gases e constipação intestinal”, afirma Fernanda. “Essas bebidas também não possuem nutrientes necessários a gestantes. É preciso evitar refrescos em pó, que é só química e açúcar. Quando a barriga da gestante começa a crescer, ela passa a ter menos espaço no estômago, logo o ideal é que ela consuma as bebidas entre as refeições para não perder a fome e atrapalhar a dieta”, orienta a Enilce.
Os líquidos também podem contribuir a outros fatores, segundo Fernanda. “Os líquidos se ingeridos longe dos horários das grandes refeições auxiliam no combate ao enjôo e no controle do apetite, promovendo a manutenção do peso. Mas, nunca ingerir líquidos e deitar logo em seguida. Pois isso pode provocar um refluxo gastro-esofágico”, finaliza.
domingo, 5 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
sei banner já está devidamente inserido nos nossos parceiros!
ResponderExcluirvaleu!
uma amiga blogueira acabou de ter filhos!
ResponderExcluirvisita o blog dela, acho que voce vai gostar!
Toques de prazer
http://monikabaumann.blogspot.com
valeu!