Conheça os tratamentos e saiba como evitar
Colaborou Rudneia Meneses
rmeneses@universalproducoes.com.br

O problema das fissuras nos calcanhares vai além da estética. A presença dessas rachaduras pode levar ao surgimento de fungos e bactérias. A equipe do Arca Mulher foi conversar com o podoterapeuta Luiz Pedreira, do Spa do Pé, que fala sobre os tratamentos e ensina uma receita caseira para evitar o surgimento das mesmas.
Arca Mulher: Há alguma época do ano que seja mais propícia para o aparecimento das rachaduras?
Luiz Pedreira: Pode se acentuar no inverno, devido ao uso de sapatos fechados, que acabam por esconder o problema. Outro aspecto é que muitas vezes o portador só tem preocupação com a estética.
AM: Como surgem essas rachaduras?
LP: A falta de hidratação pela não ingestão adequada de líquido, no mínimo 2 litros por dia, uso de sapatos inadequados e problemas hormonais e renais são as principais causas.
AM: Além da questão estética, a presença das fissuras pode propiciar o aparecimento de alguma doença nos pés?
LP: Sim, as rachaduras com o passar do tempo sangram e abrem as portas do organismo para a invasão de bactérias e fungos, que provocam doenças, inclusive as hepatites.
AM: Qual o tratamento para quem já está com este problema no calcanhar?
LP: Deve-se procurar um dermatologista, que avaliará o caso e poderá prescrever medicamentos adequados.
AM: Quem tem diabetes deve fazer um tratamento diferenciado ou o procedimento é o mesmo?
LP: O tratamento dos pés em portadores de diabetes deve ser realizado por um podólogo profissional especializado e a cada 30 dias. A grande diferença do tratamento está na possibilidade de o profissional visualizar podopatias (doenças dos pés) que o portador não visualizou ou sentiu. Os diabéticos têm uma perda importante da sensibilidade e em muitos casos acabam tendo amputações. O diagnóstico precoce dessas podopatias é muito importante para evitar o problema.
AM: Muitas mulheres utilizam lixas no calcanhar a fim de melhorar a aparência do mesmo. Esse procedimento é correto? Por quê?
LP: A calosidade, objeto do lixamento estético, é uma proteção natural do organismo para evitar um problema ortopédico maior. Ao lixar a região, o aspecto pode melhorar visualmente, mas o problema não deixa de existir. Para evitar e/ou acabar com calos e calosidades, é necessária a análise das causas por uma equipe multidisciplinar (ortopedista + podólogo) que irá apresentar o tratamento adequado. É importante frisar que quanto mais se lixa, mais a região terá calosidade. O mais importante é hidratar com cremes com 10% de uréia na composição.
AM: Há pessoas que sofrem constantemente por rachaduras. Isto pode ser um sintoma de alguma doença mais grave?
LP: Sim, pode ter origem em problemas hormonais, renais e algum tipo de infecção prolongada.
AM: Qual a melhor forma de prevenir essas rachaduras?
LP: A hidratação com ingestão de 2 litros de líquido diariamente e a hidratação dos pés com cremes específicos, além do uso de calçados adequados, podem evitar o surgimento ou atenuar o problema.
AM: Há alguma receita caseira para hidratar os pés e evitar o problema?
LP: Sim. Use gotas de azeite virgem nos pés e calcanhares e calce um par de meias. Não faça o uso de cremes e óleos durante o dia, pois a umidade desses produtos com os pés calçados pode ocasionar o surgimento de bactérias e odor.
Luiz Pedreira
Podoterapeuta
(21) 2234-0132
Paragina original: url Arca universal
0 comentários:
Postar um comentário