sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

10 O período fértil da mulher


O que é a menstruação?

Após a primeira menstruação, ou menarca, que surgirá no início da adolescência, a partir daqui aparecer-te-á todos os meses o chamado ciclo menstrual, é o fluxo de sangue e células que se formam quando o corpo da mulher se prepara para receber uma gravidez.

Todos os meses, após a menarca, os ovários da mulher libertam um óvulo. Este óvulo vai iniciar um percurso descendente e só pode ter dois destinos: ou é fecundado, ou vai amadurecer e é expulso.

Se é fecundado, o óvulo passa a ovo e vai alojar-se na parede uterina, que entretanto se tinha preparado para receber esse novo ovo: ocorre então a nidação.

Se a fecundação não aconteceu, então este óvulo vai continuar o seu percurso descendente, amadurece e é expulso juntamente com a descamação da parede do endométrio, após o que novo ciclo ovárico terá lugar.

É a isto que vulgarmente se chama, “estar com o período”, ou estar menstruada.

Quanto tempo dura um ciclo?

Habitualmente um ciclo dura entre 28 a 32 dias, ou seja, é aquilo a que chamamos um ciclo menstrual. Mas podem existir ciclos ligeiramente menores ou maiores.

Um ciclo começa no primeiro dia do aparecimento da menstruação e termina quando se inicia novo ciclo, ou seja, o 1º dia de menstruação seguinte. Estes dias podem variar de mulher para mulher, assim como podem também variar na mesma mulher de ciclo para ciclo.

É assim que a mulher pode considerar se os seus ciclos são regulares ou irregulares. O período menstrual dura normalmente entre 3 a 5 dias.

As três fases do ciclo menstrual

Já vimos que o primeiro dia do ciclo menstrual é o primeiro dia do aparecimento da menstruação. O ovário contém uns folículos, do tamanho da cabeça de um alfinete.

Um destes folículos vai crescer e ficar do tamanho de uma ervilha, isto demora cerca de 14 dias. Chama-se a isto a fase folicular.

Por volta do 14º dia, o folículo rompe-se e é aqui que se dá a ovulação. Ou seja, o óvulo desce pelas trompas de Falópio, podendo ou não ser fecundado pelos espermatozóides se estes se encontram na vagina contidos no liquido espermático.

Só um espermatozóide pode fecundar o óvulo, senão, este vai continuar a descer pelo canal vaginal. Chama-se a esta fase, fase ovulatória.

Quando o folículo se rompeu e libertou o óvulo, deu-se uma transformação fisiológica gerando-se uma massa amarela e sólida que se chama “corpo amarelo”.

Quando não há fecundação, este corpo amarelo amadurece, vai-se degenerando e acaba por ser levado através do fluxo sanguíneo, esta é a fase luteiníca. O período menstrual tem aqui o seu início.

Como é que eu sei se estou no período fértil?

É possível perceber esta situação da seguinte forma, durante mais ou menos seis a oito meses tentas averiguar qual a duração dos teus ciclos menstruais.

Ajuda por exemplo marcar todos os meses num calendário o dia em que te aparece a menstruação, e marca também os dias em que estás menstruada (isto é, marca o teu período num calendário todos os meses... vais ver que ajuda).

Uma vez feita esta contagem, subtrais ao ciclo mais curto 18 dias e ao ciclo mais longo 11 dias. A partir do momento em que estes resultados estão encontrados, o intervalo entre ambos, do menor para o maior, indica o espaço de tempo no qual te encontras no período mais fértil dos teus ciclos.

Por exemplo, imaginemos que o teu ciclo mais curto é de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias. Então,

26 – 18 = 8 e,

30 – 11 = 19, quer isto dizer que os teus dias mais férteis são entre o oitavo e o décimo nono dia do ciclo.

Não te esqueças que, neste exemplo, falamos do 8º dia do ciclo, ou seja o 8º dia a contar desde que te apareceu a menstruação, isto porque estamos a dar como exemplos ciclos irregulares, ou seja, que oscilam entre 26 e 30 dias. No caso de um ciclo normalizado este tem uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação ao 14º.dia, por uma questão de precaução deverás considerar como período de risco de gravidez entre o 11º. e o 17º dia.

É importante perceberes que estas situações do aparecimento da menstruação são perfeitamente naturais, e que ao longo da tua vida, até à menopausa, é suposto que se repitam constantemente, todos os meses, de ciclo em ciclo, pois é essa a natureza e o funcionamento normal de uma mulher.

A gravidez interrompe o ciclo menstrual, quando esta ocorre o período menstrual não se efectua, dado que os ovários interrompem a ovulação e portanto não existe ciclo ovárico. No fim da gravidez tudo volta ao normal.

Se com o aparecimento do período menstrual sentires dores, deves sempre consultar um médico, para se esclarecer qual é a causa desse mau estar.

Quanto à tua higiene íntima, deves efectuá-la usando líquidos assépticos e pensos higiénicos e tampões com que te sintas mais confortável, que te permitam passar esses dias sem preocupações.


Mais Dicas

O que é ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o processo mensal no qual o corpo da mulher se prepara para a possibilidade de engravidar durante o seu período fértil. O ciclo menstrual tem em média 28 dias, porém pode variar de 21 a 35 dias.

No começo do ciclo menstrual os níveis de estrogênio aumentam, fazendo com que o revestimento do útero cresça e engrosse. Um ovo começa a ficar maduro em um dos ovários. Por volta do meio do ciclo menstrual o ovo deixa o ovário em um processo chamado ovulação, onde começa o período fértil. O ovo começa a viajar pelos tubos de falópio até o útero. Se o ovo for fertilizado por esperma e se ligar ao útero, a mulher engravida. Caso contrário, o útero não precisará do revestimento extra e começa a se livrar dele. Esse processo, no qual o revestimento extra do útero é eliminado pela vagina, chama-se menstruação.

Fases do ciclo menstrual

Fase 1 do ciclo menstrual - Menstruação – Dias 1 a 7
A superfície do endométrio (mucosa que reveste o útero) quebra-se em um fluido sangrento. Esse fluido sai do útero através do cerviz e deixa o corpo através da vagina. Uma menstruação normal dura de 3 a 7 dias.

Fase 2 do ciclo menstrual – Fase Folicular - Ovo prepara-se para deixar o ovário – Dias 6 a 12 (ou mais)
A glândula pituitária sinaliza aos ovários que liberem estrogênio e progesterona, os hormônios responsáveis pelo ciclo menstrual. O hormônio estrogênio faz com que o endométrio engrosse e fique pronto para alimentar e proteger um futuro embrião caso ocorra gravidez. O hormônio progesterona mantém o revestimento até que a mulher esteja grávida e durante a gravidez, ou até que a menstruação comece.

Fase 3 do ciclo menstrual – Ovulação ou período fértil – Dias 13-15
A glândula pituitária sinaliza para liberação do hormônio folículo-estimulante e do hormônio luteinizante. O hormônio folículo-estimulante faz com que o ovo se desenvola no ovário. O hormônio luteinizante causa a liberação de um ovo maduro (ou mais), o qual entra no tubo de falópio e pode ser fecundado.

Fase 4 do ciclo menstrual – Revestimento continua a engrossar – Depois da ovulação
O ovo viaja pelo tubo de falópio até o útero. Se o ovo não for fertilizado por esperma ou não se implantar, a superfície do endométrio não será mais necessária e então começa a ser eliminada. O ciclo menstrual é então completado e a menstruação começa de novo.

Cálculo do período fértil

Saber quando a mulher está no período fértil a ajuda a planejar ou prevenir a gravidez. Existem três formas de encontrar o período fértil: método da temperatura basal, método da tabelinha e método do muco cervical.

Cálculo do período fértil pelo método da tabelinha

O método da tabelinha envolve manter um registro escrito de cada ciclo menstrual. O primeiro dia do ciclo menstrual é o Dia 1. Marque o Dia 1 no calendário. Faça isso por 8 a 12 meses de modo que possa verificar quanto dias tem seu ciclo menstrual. A duração do ciclo menstrual pode variar de mês a mês. Então, para o método da tabelinha, escreva a duração de cada ciclo menstrual.

Para cálculo do período fértil pelo método da tabelinha veja nas anotações qual foi a duração do menor ciclo menstrual e então subtraia 18 desse número. Esse é o primeiro dia no qual o período fértil pode ter começado. Para estimar o último dia do período fértil subtraia 11 dias da duração do período fértil mais longo. A precisão do método da tabelinha para cálculo do período fértil pode não ser grande, especialmente em mulheres com ciclos menstruais irregulares.

Cálculo do período fértil pela temperatura basal

A temperatura basal é aquela quando a pessoa está em descanso assim que acorda de manhã. A temperatura basal da mulher se eleva ligeiramente com a ovulação. Então, registrar essa temperatura diariamente por vários meses pode capacitar a pessoa a prever o período fértil.

Temperatura basal varia ligeiramente de mulher para mulher. Variações entre 35,5 e 36,5 graus oralmente é a média antes da ovulação e período fértil. Depois da ovulação a maioria das mulheres tem a temperatura basal oral entre 36 e 37 graus. Essa elevação na temperatura pode ser súbita ou gradual por alguns dias. Geralmente a temperatura basal da mulher sobe somente 0,2 a 0,4 graus. Para detectar essa pequena mudança a mulher deve ter um termômetro especial para temperatura basal, o qual é bastante sensível.

A elevação na temperatura basal não mostra exatamente quando o ovo é liberado e começa o período fértil. Porém, quase todas as mulheres ovulam em três dias após a elevação na temperatura, a qual permanece mais elevada até o começo da menstruação.

O esperma pode viver até 3 dias no corpo da mulher e pode fertilizar o ovo a qualquer ponto neste período de tempo. Então, se a mulher tiver relação sexual sem proteção até 3 dias antes da ovulação ela pode engravidar.

Muitos fatores podem afetam a temperatura basal, com beber álcool na noite anterior, fumar na noite anterior, dormir mal e ter febre. Fazer qualquer coisa antes de tirar a temperatura basal, como ir ao banheiro e falar ao telefone, pode a elevar. Desta forma, para maior acuidade, tirar a temperatura basal deve ser a primeira coisa a fazer ao acordar, de preferência mais ou menos no mesmo horário todos os dias.

Cálculo do período fértil pelo método do muco cervical

Esse método para cálculo do período fértil envolve ficar ciente das alterações no muco cervical durante o ciclo menstrual. Os hormônios que controlam o ciclo menstrual também mudam a tipo e quantidade de muco que a mulher tem antes e durante a ovulação. Logo depois da menstruação geralmente existem poucos dias nos quais não há muco presente. À medida que o ovo começa a amadurecer, o muco aumenta na vagina, aparece na saída dela, e é branco ou amarelo, turvo e pegajoso. A maior quantidade de muco ocorre logo antes da ovulação. Durante esses dias o muco fica claro e escorregadio, como a clara de ovo cru. Nessa época é o período mais fértil.

Em torno de 4 dias depois o muco muda novamente com menos quantidade e ficando turvo novamente. A mulher pode ter mais alguns dias sem muco antes da nova menstruação. Esse método não é para mulheres amamentando, tomando anticoncepcionais hormonais (como a pílula), usando produtos de higiene feminina, com vaginite ou outras doenças sexualmente transmissíveis, ou que passaram por cirurgia no cérvix.

10 comentários:

  1. quero sab o dia do meu period fertil mistruei no 27/05 qual e o dia do meu periodo fertil

    ResponderExcluir
  2. vc foi dia 27 entao, o periodo fertil e do dia o 11º. e o 17º entao no dia 07/06 e 13/06 seria o dia mais provavel de vc engravidar se tiver relaçao. estre estes dias sera o dia em que estara mais fertil. essa relaçao pode variar de mes pro outro. abraço de nossa equipe e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. quero saber o dia do meu periodo fertil menstruei dia 19/01/11 qual e dia do meu periodo fertil

    ResponderExcluir
  4. Seu periodo fertil sera do dia dia 27/01/11 a 1/02/11 estes sera os dia provavel de vc engravidar. lembre-se que a tabela pode variar. abraços. e volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. o fato do homem ejacular facilmente prejudica a mulher a engravidar?do dia 1° em diante eu nao consigo mais engravidar?

    ResponderExcluir
  6. DO DIA 1 EM DIANTE AINDA HA POSSIBILIDADES DE EU ENGRAVIDAR,SE O HOMEM GOZA RAPIDO D+ ISSO ATRAPALHA A MULHER ENGRAVIDAR

    ResponderExcluir
  7. Há possibilidades sim. mais vale lembrar que a concepção pode ocorrer até 2 ou 3 dias após a relação e não no dia da relação como podemos pensar porque como o espermatozoide sobrevive no organismo feminino até 2 ou 3 dias após a relação sexual. volte sempre.

    ResponderExcluir
  8. se for so a ejaculação não prejudica mais se for ejaculação precoce ja e um problema e deve ser tratado. muitos homems não assumem que tem ejaculação precoce por medo ou so por puro preconceito. super abraço e volte sempre.

    ResponderExcluir
  9. eu mestruei dis 3 eu queria saber qual meu dia fertil eu quero muitoter meu segundo filho bjs e obrigada deide ja

    ResponderExcluir
  10. Seu periodo fertil sera do dia dia 13/01/11 a 19/02/11 estes sera os dia provavel de vc engravidar. lembre-se que a tabela pode variar. abraços. e volte sempre. essa variação vale de 3 a 4 dias a mais ou a menos dependendo do tamanho do teu ciclo mestrual.

    ResponderExcluir

 

Mulher Pra Valer Copyright © 2013 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates